Galões de agrotóxico são encontrados no Pará após percorrerem 300 km pelo rio Tocantins

Galões de agrotóxicos que caíram no rio Tocantins após o desmoronamento de uma ponte entre Maranhão e Tocantins foram encontrados no Pará, a mais de 300 km do local do acidente. A descoberta foi confirmada por um documento do Ibama de fevereiro, obtido pela Repórter Brasil, e levanta preocupações sobre a possível contaminação ambiental e riscos à saúde pública.

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), ocorreu há quatro meses, resultando na morte de quatro pessoas. Os trabalhos de resgate foram suspensos em janeiro, após o aumento do nível do rio.

Durante o acidente, três caminhões carregados com milhares de litros de agrotóxicos e ácido sulfúrico caíram da ponte. Um dos veículos transportava mais de 25 mil litros de pesticidas à base de 2,4-D, picloram e acetamiprido, acondicionados em galões de 20 litros.

Algumas dessas substâncias são consideradas cancerígenas, o que aumenta a preocupação com os impactos ambientais e à saúde das comunidades ribeirinhas. As autoridades ambientais do Pará estão investigando a origem dos galões e reforçando ações de fiscalização na região para evitar novos episódios de contaminação.

Foto: PM TO