Gabinete de Segurança e Proteção Escolar é anunciado pela Seduc

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, anunciou por orientação do governador Helder, a criação do Programa “Escola Segura”, um gabinete especializado para o desenvolvimento de ações voltadas ao trato da convivência e segurança nas escolas.

O objetivo é garantir maior assistência às escolas estaduais. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a iniciativa prevê a reestruturação e ampliação da Ronda Escolar; locação de agentes de segurança pública nos órgãos de gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e nas unidades escolares.

Estabelecimento de normas; revisão de protocolos de segurança e atuação entre família, segurança pública, órgãos do sistema protetivo e educação. E laborado pela equipe técnica da Seduc, o Programa “Escola Segura” é baseado em uma rede protetiva de apoio psicossocial construída em conjunto pela família, escola, comunidade e segurança pública, estabelecida em quatro eixos:

Medidas de segurança em parceria com forças policiais e integração de informações e dados; 2) Organização escolar a partir da instituição de normas voltadas à proteção da comunidade e revisão de protocolos; 3) Convivência com enfoque na melhoria do clima escolar e da relação entre equipe escolar, alunos e pais, e 4 – Responsabilização ao estabelecer pacto com instituições do sistema protetivo e corresponsabilização das famílias pelas ações dos estudantes.

O “Escola Segura”, em parceria com a Segup, será implementado a partir de um projeto-piloto para definição de diretrizes a serem replicadas nas demais unidades escolares. O programa aprimorará o monitoramento de ocorrências de violência escolar de forma mais específica, ao estabelecer a criação de um sistema interno na Seduc de comunicação pela comunidade escolar de casos de violência ou ameaça.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará