Filme ‘Ainda estou aqui’ vence Oscar de Melhor Filme Internacional

“Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles, tornou-se a primeira obra do Brasil a vencer o Oscar. O filme conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional na noite de domingo (2), na 97a edição da cerimônia de premiação. O último filme brasileiro a disputar o prêmio foi em 1999, com “Central do Brasil”, também dirigido por Salles.

No mesmo ano, Fernanda Montenegro, que estava no centro da história, concorreu ao prêmio de Melhor Atriz. “Obrigado em primeiro lugar em nome do cinema brasileiro. É uma honra receber esse prêmio num grupo tão extraordinário de cineastas. Dedico esse prêmio a uma mulher que depois de uma perda durante de um regime autoritário decidiu não se curvar e resistir”, disse o diretor.

“Esse prêmio é dedicado a ela, Eunice Paiva. Dedico às duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. É uma coisa extraordinária. Muito obrigada”, continuou Walter Salles ao receber o prêmio. 

“Ainda estou aqui” superou “A garota da agulha”, a animação da Letônia “Flow”, o alemão “A semente do fruto sagrado” e o francês “Emilia Pérez”, que recebeu críticas severas por retratar mexicanos estereotipados e minimizar a dor dos familiares das vítimas dos crimes cometidos pelos cartéis de drogas locais.

Foto: instagram @ theoscarsworld