Falta de energia em Santarém é atribuída a urubu por concessionária

Vários bairros de Santarém, no oeste do Pará, ficaram sem energia elétrica na tarde de sábado (16), com alguns locais operando apenas com uma fase de energia. O serviço foi normalizado horas depois, mas a explicação da Equatorial Energia para o ocorrido chamou atenção: a concessionária atribuiu a falha a um urubu que teria danificado equipamentos dentro de uma subestação.

A nota divulgada pela empresa no domingo (17) viralizou nas redes sociais, gerando reações dos moradores. Embora incidentes com animais em redes elétricas não sejam incomuns, o caso específico de um urubu causando interrupção no fornecimento para toda uma região destacou os desafios de manutenção da infraestrutura energética na Amazônia. A Equatorial Energia não detalhou quais equipamentos foram afetados ou como exatamente o animal causou o dano.

Foto: José Cruz/Agência Brasil