O Brasil continua a exportar carne bovina in natura em um ritmo acelerado neste mês de março. Conforme informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), reunidas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a média diária das exportações até a terceira semana do mês está 51% superior à registrada no mesmo período do ano anterior.
Até o momento, a média diária de exportação do Brasil é de 12,5 mil toneladas de carne bovina, em comparação com 8,3 mil toneladas em março de 2024. Em março de 2024, com esse forte. Com essa elevada procura global, o total de exportações no mês já alcança 163,2 mil toneladas, um valor bastante próximo a 166,2 mil toneladas embarcadas durante todo o mês de março do ano anterior.
A poucos dias do término do mês, os estudiosos preveem que, se a velocidade dos embarques persistir elevada, as exportações deste mês alcançarão um patamar inédito. Não apenas o volume está crescendo, mas também os preços estão subindo. Em média, a tonelada de carne bovina in natura do Brasil é comercializada a US$ 4.881 por tonelada, um aumento de 7,8% em comparação ao preço médio observado no mesmo intervalo de 2024.
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil