Exclusivo! Pesquisa mostra avaliações governamentais

Pesquisa realizada pelo Instituto Acertar, no período de 18 a 21 de março de 2021, na Região Metropolitana de Belém, traça o perfil da avaliação do desempenho dos governos Federal, Estadual e Municipal em relação ao combate a pandemia do Coronavírus.

A pesquisa aponta que 75,5% dos entrevistados são favoráveis ao “lockdown”, com medidas de fechamento das atividades não essenciais na Região Metropolitana de Belém. Já 22,8% desaprovam a medida e 1,7% não souberam responder. Se destacaram, entre os mais favoráveis a medida, as mulheres (82,4%), pessoas com idade acima de 60 anos (81,2%), jovens com idade de 16 a 24 anos (83,1%), com ensino fundamental (77,3%), classe com menor poder econômico (76,9%) e católicos (78,5%).

As pessoas, com renda familiar acima de 8 salários mínimos, são os que mais se posicionam contra a medida, 34,1% desaprovam o lockdown. A desaprovação a medida ainda se mostrou expressivos juntos aos evangélicos (25,3%) e entre os que aprovam o desempenho do governo do Presidente Jair Bolsonaro no combate a pandemia (46,1%).

A atuação do Presidente Jair Bolsonaro no combate a pandemia do Coronavírus é reprovada por 59,1%, da população da Região Metropolitana, sendo que avaliaram como ruim 11,7% e péssimo 47,4. O percentual dos que aprovam a atuação de Bolsonaro frente ao Coronavírus foi de 19,5% (Ótimo 8,1% e bom 11,4%), 20,2% avaliam como regular e 1,3% não souberam avaliar ou não opinaram.

Os mais insatisfeitos com o desempenho do Presidente Bolsonaro, em relação ao surto do Coronavírus são as mulheres, correspondendo a 63,5%, pessoas idosas (66,4%) e com nível de instrução superior (66,9%). Por outro lado, a aprovação as ações do Governo Federal se sobressaem entre os evangélicos (28,2%).

A aprovação das ações governador do Estado, Helder Barbalho, no combate a pandemia, atingiu 58,7% (19,1% de ótimo, 39,6% de bom), enquanto a reprovação soma 12,3% (4,2 ruim e 8,1% péssimo) a atuação regular foi avaliada por 28,7% dos entrevistados e outros 0,3% não opinaram. Os insatisfeitos com a atuação do governo do Estado são os homens (17,8%), jovens (16,4%), pessoas com nível de instrução superior (13,8%) e com elevada renda familiar (18,2%).

Apesar do pouco tempo frente à prefeitura de Belém, 40,5% dos entrevistados avaliaram o desempenho do prefeito Edmilson Rodrigues de forma positiva. Dos entrevistados, 32,7% avaliam sua atuação no combate a pandemia como regular, 18,2% como negativa e 8,5% disseram ser cedo para avaliar suas ações ou não responderam. Os resultados estão com base na amostra de 620 entrevistas, que foram realizadas com moradores do município de Belém. A pesquisa também investigou a avaliação da população dos governos municipais em Ananindeua e Marituba.

Em Ananindeua 30,0% dos entrevistados aprovam o desempenho do Prefeito Dr. Daniel no combate a Pandemia, contra 33,8% que o avaliam como regular, 19,4% a reprovam e não souberam avaliar ou disseram que é cedo para avaliar 16,7%. Já em Marituba, a prefeita Patrícia Mendes, apresentou 44,1% de desempenho positivo no combate a pandemia, contra 26,6% de regular e 10,5% de negativo. Outros 18,9% dos entrevistados não souberam avaliar ou disseram que é cedo para avaliar.

Metodologia e dados técnicos da pesquisa

Pesquisa do tipo quantitativa com coleta de dados via método telefônico, com abrangência em 05 municípios (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara). O público-alvo é composto por pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos que compõem o cadastro de respondentes do Instituto Acertar e a amostra foi composta por 1.191 casos, resultando em uma margem de erro para os resultados gerais da pesquisa de 3,0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo blog do Bacana.