Evento em Belém explica o que é a COP

Realizado no Hangar Centro de Convenções, em Belém, um evento teve o objetivo de aproximar a sociedade civil da agenda climática. Com tema “O que é a COP”, o encontro organizado pelo governo do Pará buscou esclarecer sobre a Conferência das Partes (COP).

Este é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, cuja edição de 2025 será realizada em Belém. Além do próprio governo, representado pelo chefe do Executivo paraense, Helder Barbalho, e membros do secretariado estadual, também estiveram presentes representantes do governo federal.

Incluindo membros dos Ministérios do Meio Ambiente e Relações Exteriores e da Casa Civil; membros do empresariado local; parlamentares do Pará; e até representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), como a ex-ministra Izabella Teixeira.

Segundo o governador Helder Barbalho, a parte mais significativa do evento é garantir o envolvimento da sociedade civil. “Teremos dado o passo mais importante para que consigamos fazer o mais extraordinário encontro da agenda climática do planeta”.

Para tanto, o governo do Estado criou um comitê que, inicialmente, reúne 13 órgãos, mas deve crescer e contar com representantes de muitas outras entidades. “Temos algo que nos alça a uma dimensão diferenciada: nunca antes isso ocorreu na Amazônia, e o palco não poderia ser mais desafiador e grandioso, a maior biodiversidade, o bioma responsável pela captura de emissões, diferenciado de outros biomas”, disse.

“Isso tudo deve ser visto por todos nós com a certeza de que temos à frente e muito próximo um evento de magnitude global que devemos aproveitar”, destaca.

Foto: Alex Ribeiro – Agência Pará