Estudo revela: Brasil tem a maior diversidade genética do mundo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Pesquisa inédita sequenciou DNA de 2,7 mil brasileiros e encontrou 8,7 milhões de variações nunca catalogadas, revelando marcadores de ancestralidade e doenças

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (15) na revista Science comprovou que o brasileiro carrega no DNA a maior diversidade genética do planeta, fruto da intensa miscigenação entre povos indígenas, africanos e europeus. O estudo, o primeiro sequenciamento genômico em larga escala no país, analisou 2,7 mil pessoas de todas as regiões e identificou 8,7 milhões de variações genéticas inéditas – muitas associadas a doenças como hipertensão, obesidade e tuberculose. Os dados revelam ainda a violência histórica: 71% da linhagem paterna é europeia, enquanto 77% da materna é africana ou indígena.

As descobertas têm impacto direto na saúde pública: 60% dos brasileiros têm predominância europeia no DNA, 27% africana e 13% indígena, com variações regionais – o Norte tem mais genes indígenas, o Nordeste mais africanos e o Sul mais europeus. Essas informações permitirão desenvolver tratamentos personalizados, já que até agora a medicina usava principalmente referências genéticas de populações brancas europeias e americanas. “Agora podemos estudar a saúde da nossa população com base em seu próprio DNA”, explica Lygia da Veiga Pereira, uma das autoras do estudo financiado pelo Ministério da Saúde.