Estreito de Ormuz volta a ter movimentação intensa após trégua entre EUA e Irã

Horas após entrar em vigor o cessar-fogo entre Estados Unidos e Irã, o Estreito de Ormuz já apresentava intensa movimentação de navios na manhã desta quarta-feira (8), conforme registros de sites de monitoramento marítimo. O acordo, válido por duas semanas, prevê a pausa nos ataques ao território iraniano em troca da reabertura do estreito, uma rota estratégica para o transporte de petróleo.

Apesar da trégua, o Irã afirmou que permanece em prontidão, com a Guarda Revolucionária declarando estar “com as mãos no gatilho” para retaliar em caso de nova ofensiva dos EUA ou Israel. Durante o período, delegações dos dois países se reunirão no Paquistão para negociar um fim definitivo da guerra, enquanto a agência Tasnim reforçou o tom de alerta das forças iranianas.

Foto: Vessel Finder