O Banco da Amazônia realizou a doação de 50 computadores, sendo 25 para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e 25 para o Movimento República de Emaús. Os equipamentos serão utilizados para a realização de cursos de informática, criação de laboratórios e atendimento em bibliotecas, beneficiando adolescentes, jovens e adultos. O diretor de infraestrutura de Negócio, Luís Petrônio Aguiar, explica que com a pandemia, o Basa está substituindo os computadores de mesa por notebooks para que os colaboradores possam se deslocar.
Agora, com os equipamentos substituídos já revitalizados, a instituição está fazendo doações a entidades que fizeram solicitações oficialmente e que realizam trabalhos sociais relevantes no município de Belém. “Estes equipamentos serão utilizados em um momento de vida muito importante por jovens e adolescentes. Dá a possibilidade a eles de fazer cursos, usar softwares e editar textos, uma planilha, o que para muitos é algo básico, para eles é uma chance de inserção no mercado de trabalho”, comentou reforçando a responsabilidade social da instituição.
A Fasepa é um órgão do governo do estado que executa medidas socioeducativas de integração social, voltadas para jovens e adolescentes que se encontram em situação de privação e restrição de liberdade. Oferece cursos na modalidade a distância e presenciais para adolescentes de 12 a 18 anos. Há 15 unidades espalhadas na região metropolitana, região de Marabá e de Santarém. O Movimento República de Emaús foi criado em 1970 para a defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social e de exclusão social em Belém-PA.
Oferece vários atendimentos, cursos, oficinas e movimentos em benefício de famílias carentes, com atenção especial para adolescentes e jovens. Participaram do ato de doação dos computadores, o superintendente regional do Basa do Pará e Amapá, Edmar Bernaldino; o gerente de Patrimônio e Gestão de Contratos do Banco, e representantes das duas intituições.
Por Portal Santarém
Foto: reprodução