ENCCEJA tem 86% de aumento de custodiados da Seap aprovados no Pará

A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de Pessoas Privadas de Liberdade – Encceja PPL 2020, aplicada em 2021, devido a pandemia do COVID-19, obteve aumento significativo no índice de aprovados em relação ao exame anterior. O aumento foi de 86% no número de custodiados aprovados.

O número de custodiados aptos à certificação em relação ao Encceja PPL 2019 subiu de 224 para 417. Os aptos ao Ensino Fundamental foram de 99 para 216, e os aptos ao Ensino Médio aumentaram de 125 para 201 aprovados.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova que tem o objetivo de avaliar os conhecimentos das pessoas que voltaram a estudar, por não terem concluído a educação básica na idade apropriada. Por meio da avaliação é possível conquistar certificação do ensino fundamental ou médio.

A educação carcerária tem sido uma importante ferramenta de humanização e reinserção social, e é um dos pilares da reconstrução do Sistema Prisional do estado do Pará. A cada ano, superam-se os resultados anteriores. Este é um trabalho onde a Secretaria está engajada e comprometida com sua missão institucional.

O Presídio Estadual Metropolitano I obteve os maiores números de custodiados aprovados no exame, 36 das 106 Pessoas Privadas de Liberdade. Grandes conquistas e avanços foram alcançados na educação por meio do Encceja. O custodiado pode garantir sua certificação para que continue os estudos.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) vem avançando no processo de educação das PPL´s, buscando espaço para melhorias, desenvolvendo programas e estimulando a educação. Desta forma, os reeducandos podem ser reinseridos ao convívio social e com formação para o mercado de trabalho.

Por Seap

Foto: Seap