Emater e Prefeitura de Ananindeua discutem desenvolvimento da agricultura familiar

Foto: Veloso Júnior/Ascom Emater

Utilizar a Unidade Didática de Bragança (UDB), na região Nordeste, para capacitar técnicos do município de Ananindeua e beneficiar a produção dos agricultores do município, integrante da Região Metropolitana de Belém. Com esse objetivo, nesta quarta-feira (3) a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio da Diretoria Executiva (Direx), recebeu na UDB representantes da Prefeitura de Ananindeua.

Referência no apoio a agricultores locais, a Unidade dispõe de um Laboratório de Solos e uma agroindústria de leite e frutas. O Governo do Pará já investiu mais de R$ 500 mil na revitalização da UDB, localizada há 55 anos no município de Bragança. O Laboratório de Solos analisa a fertilidade, determina o pH e faz exames de nutrientes, fatores essenciais que beneficiam diretamente agricultores empenhados em melhorar a produção.

A proposta é que, a partir de um Termo de Cooperação Técnica (TCT), ainda em discussão, a UDB e a Prefeitura desenvolvam ações conjuntas nas áreas de assistência técnica e extensão rural, utilizando a Metodologia Participativa de Ater no contexto da Política Nacional de Ater (Pnater), que envolve diretamente a supervisão dos serviços a serem realizados e o controle e a avaliação dos resultados.

O objetivo é ampliar a diversificação da produção e garantir a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, promovendo a geração de renda para as famílias atendidas.

Segundo a presidente da Emater, Cleide Amorim, o corpo técnico da empresa garante atendimento a agricultores em todos os 144 municípios paraenses. “Em Ananindeua não é diferente. O município possui várias Ilhas, todas georreferenciadas pela Emater. Atuamos também na comunidade do Abacatal (área remanescente de quilombo). O município tem potencial enorme e estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento dos agricultores locais, gerando emprego e renda para o município”, acrescentou a presidente.

Base alimentar – Uma das culturas mais expressivas na região Nordeste trabalhadas na UDB é do feijão caupi. Em 2020, a Emater colheu, em parceria com agricultores locais, mais de oito toneladas dessa variedade de feijão. A cultivar é uma importante fonte de proteína e considerada a base alimentar da agricultura familiar da região bragantina. O número é bem maior ao registrado em 2019, quando a produção ficou em pouco mais de duas toneladas. A parceria é administrada pela UDB há mais de 20 anos.

A UDB tem uma área de 100 hectares, utilizada para encontros, reuniões, cursos, oficinas, intercâmbios, excursões e outras atividades, além de um auditório com capacidade para até 60 participantes por evento e estrutura para acomodação. Apoia instituições educacionais dos mais diversos níveis na área de ciências agrárias, e reúne dados meteorológicos, coletados desde 1977.

Agricultura familiar – O escritório local da Emater em Ananindeua atende a 600 famílias. Destas, 170 são cadastradas em programas de políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os principais beneficiários são agricultores familiares do bairro do Curuçambá, que se destacam na produção de hortaliças em geral; quilombolas da comunidade Abacatal e extrativistas das ilhas e que residem ao longo do rio Aurá, na Comunidade dos Navegantes. Também desenvolve trabalho com mulheres nos bairros do Icuí-Guajará, 40 Horas e Coqueiro.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua, Ivelane Catarini Neves, que participou da visita técnica, disse que a parceria com a Emater “é uma possibilidade de transformar a vida da população que trabalha com a agricultura familiar e demais públicos no município de Ananindeua”, acrescentando que “a UDB tem uma estrutura completa, e que pode ser utilizada em favor da nossa população. Nossa proposta é implantar uma agroindústria de frutas na comunidade quilombola do Abacatal”.

No início de 2021, o escritório local em Ananindeua elaborou cinco projetos de crédito, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – linha Floresta. Há, ainda, seis propostas contratadas via Pronaf – B e 18 – que estão em fase final de elaboração.

O escritório local registra 1.302 Declarações de Aptidão (DAP) ao Pronaf cadastradas – deste total, 350 estão ativas (elaboradas e/ou renovadas recentemente) – e 86 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) elaborados, sendo 57 pela equipe da Emater.

Também participaram da visita o diretor Técnico da Emater, Rosival Possidônio; o diretor Administrativo, Cláudio Pereira; Ricardo Barata e Alan Péricles, supervisores regionais da empresa; Thessyo Nyrlando dos Santos, administrador da UDB, além de técnicos do município de Ananindeua.

Por Agência Pará