Como marco do encerramento das atividades assistenciais do HCS, montando para receber pacientes positivados da região oeste do Pará, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós, os quatro últimos pacientes em tratamento do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) receberam alta e cruzaram o “corredor humano” feito pelos profissionais de saúde da Unidade no domingo (31).
Último em atividade no Estado. Uma homenagem foi realizada para os últimos pacientes com a doença por volta das 10 horas da manhã. O “corredor humano” feito pela equipe estava festivo, isso porque os profissionais da saúde usaram os equipamentos de Proteção Individual (EPI) personalizados com símbolos de super-herói e dançaram ao som da música ‘Anunciação’, de Alceu Valença.
A unidade agora funcionará para expediente interno até a próxima quarta-feira, 3 de novembro, quando será realizado o encerramento oficial, com um culto ecumênico que contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, colaboradores e autoridades.
De acordo com a assessoria de imprensa da Unidade, o Hospital começou atendendo com 60 leitos. Desses, 56 clínicos e 4 de estabilização. Depois de quatro meses de operação com diminuição dos casos da doença na região, o número de leitos diminuiu para 40. O HCS realizou as atividades na Escola Maria Uchôa Martins, que deve voltar a receber alunos novamente em 2022.
Foto: Andria Almeida/ Ascom do HCS