Em dia de alegria e reencontros, mães e pais recebem filhos para brincar em Unidades da Seap

Como forma de proporcionar a convivência familiar entre as pessoas privadas de liberdade com seus familiares, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Igreja Universal, pelo projeto Universal nos Presídios (UNP), realizou  a visitação de crianças e parentes em todas as unidades prisionais do estado, em alusão ao dia das crianças.

O evento também foi realizado no Centro de Reeducação Feminino (CRF), e contou com a participação das internas da unidade, além das custodiadas da Unidade Materno-Infantil (UMI). A visita proporcionou reencontros emocionantes entre as mães e seus filhos e filhas, na tarde de quarta-feira (03).

A programação contou com momentos de oração e lazer, além de ofertar vários doces, salgados, bolos e pipocas para todos os participantes. No evento, as crianças foram contempladas com brinquedos infláveis como pula-pula, escorrega, casinhas de bonecas e piscina de bolinhas e aproveitarm para se divertir à vontade. A equipe da Igreja Universal presenteou as crianças com brinquedos doados. Entre os brindes, foi feito sorteio de duas bicicletas e a doação de bonecas, bolas e outras variedades de brinquedos. A diretora do CRF, Érica Sousa, explica a importância do evento para a unidade penal.

“O evento, em parceria com a igreja, ajuda a amenizar a saudade entre esses laços fraternos de mãe e filhos, sendo uma programação em alusão ao dia das crianças. Colocamos todas as crianças cadastradas para que possam visitar suas mães ou avós custodiadas, muitas estão há um bom tempo sem contato em virtude da pandemia. Hoje, a programação vai estreitar mais esses laços”, conclui. A equipe da área biopsicossocial das unidades da Seap acompanhou o retorno das crianças durante toda a programação. A visita é muito importante para o restabelecimento de vínculos afetivos entre as pessoas privadas de liberdade e suas filhas e filhos.

Para o pastor Henrique Pires, a programação realizada em parceria com a Seap, é fundamental para os internos que recebem a visita, especialmente para as mães. “Há muitas mulheres privadas de liberdade que perderam contato com a família, sendo sua maior preocupação dentro do cárcere. Então, pra nós, é importante prestar a nossa ajuda e trazer neste dia essa ação social pela família e também por nós que estamos realizando em todas as unidades, ofertando nossa força e parceria”, ressaltou o Pastor Henrique. 

Por Seap

Foto: Seap