Em Curionópolis, Polícia Federal fecha mesmo garimpo ilegal pela terceira vez

Nesta quinta-feira (10), a Polícia Federal, em colaboração com o Ibama, executou cinco mandados de busca e apreensão na terceira etapa da Operação Novo Eldorado, em Curionópolis, sudeste do Pará. Em abril e julho de 2024, o mesmo local de extração ilegal de ouro foi alvo de operações. Até o presente momento, não houve nenhuma atualização.

Dois mandados de busca e apreensão foram efetuados nas residências dos dois encarregados de supervisionar a prática do delito ambiental. Em um dos locais, um indivíduo foi detido em flagrante por posse ilegal de munições. Foram utilizadas 13 munições calibre 12, oito calibre 28, uma calibre 16, duas calibre 38 e 27 munições de calibre 25.

Adicionalmente, R$ 2 milhões foram bloqueados judicialmente das contas dos investigados. A terceira etapa da operação foi imprescindível, já que, mesmo após a ação da Polícia Federal na região no ano passado, o garimpo ilegal foi retomado; um local no mesmo local e outros dois em regiões adjacentes.


A atividade ilegal e predatória de mineração de ouro na área causa uma séria poluição dos afluentes dos rios que fornecem água à região, além da poluição do solo. Atualmente, o cianeto tem substituído o mercúrio, que se decompõe mais rapidamente, porém é consideravelmente mais nocivo.

A luta da Polícia Federal contra os garimpos ilegais na área é contínua. As iniciativas em curso são ramificações de outras, como a operação Boa Sorte, também voltada para a extração de ouro, iniciada em dezembro de 2023.

Foto: Ascom PF