Em Belém, Cine Olympia faz 112 anos

Localizado em Belém, o Cinema Olympia, o único em via pública que permanece com a atividade com que foi criado até hoje no Brasil, completou 112 anos de criação.

O espaço está fechado para obras de revitalização e readequação, com previsão de reabertura somente em 2025. Em 24 de abril de 1912 inaugurava em Belém a sala de cinema Olympia.

Época do cinema mudo, o espaço atravessou vários momentos da história cinematográfica nacional e internacional. Este ano, o Olympia comemora 98 anos e está em pleno funcionamento, sendo o mais antigo do Brasil que continua exibindo a sétima arte.

A história de sucesso no ramo da cinematografia em Belém teve seu início em 1911, com a construção da sala de cinema. No início do século XX, em virtude do intercâmbio econômico com a Europa e Estados Unidos, por conta das exportações da borracha, a capital paraense sofria também uma forte influência cultural.

Nesse contexto dos tempos áureos da belle époque, o Olympia foi mais uma das realizações que inseminavam o requinte da cultura européia no centro da cidade. Inaugurado em 24 de abril de 1912, no auge do cinema mudo, a sala era considerada uma das melhores, mais luxuosas e modernas de seu tempo.

Foto: Mácio Ferreira – Agência Belém