Foto: Divulgação
Iniciativas buscam acolher as famílias de pessoas com TEA e conscientizar o público em geral
Abril é o mês de conscientização do autismo, data criada no intuito de conscientizar a população quanto ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) e dar visibilidade à causa. Segundo dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC), em 2020, uma a cada 36 crianças recebeu o diagnóstico do autismo, e o número segue em ascensão. Em vista disso, iniciativas que visam a inclusão são válidas em todos os empreendimentos. No Shopping Metrópole Ananindeua, ações como a distribuição de abafadores de ruído e cordões de identificação, assim como sessões de cinema especial, vagas de estacionamento e palestras sobre o assunto, têm proporcionado uma maior acessibilidade.
No início do mês, o evento “Diálogo Azul: Perspectivas Multidisciplinares sobre o Autismo” trouxe vários especialistas de diversas áreas da saúde para uma roda de conversa. Além disso, os familiares de pessoas com TEA contaram com orientação jurídica gratuita, além da distribuição de cordões de identificação. “É de extrema relevância a sociedade obter conhecimentos relacionados ao Autismo, pois dessa forma irão obter uma maior compreensão e empatia sobre o tema, assim como sobre aquela determinada família atípica, que estão ali passando por alguma situação ou por alguma crise de comportamento da criança. Desse modo, tanto as pessoas quanto os funcionários que ali estão, se tornam mais acolhedores e empáticos”, relata Patrícia Souza, mãe atípica.
Iniciativas
Uma das iniciativas do shopping é o empréstimo gratuito de abafadores de ruídos, um acessório muito utilizado e essencial para as pessoas com TEA, já que o desconforto em relação aos barulhos é uma das características do espectro. “O intuito é tornar a experiência de passear no shopping a mais agradável possível, proporcionando bem-estar e segurança”, ressalta Renata França, superintendente do Shopping Metrópole Ananindeua.
Outra iniciativa é também o empréstimo gratuito de cordões TEA, ou cordão do Autismo, utilizado para identificar as pessoas com autismo. O cordão possui uma trava de segurança que se rompe sob pressão, evitando acidentes por sufocamento. Os empréstimos dos cordões e dos abafadores são feitos no Espaço Família, localizado no piso L3, e para sua retirada é necessário apresentar documento de identificação ou cordão de identificação TEA e preencher o Formulário de Empréstimo.
“Sabemos que pode parecer uma atitude muito simples para quem não convive com o TEA, mas valorizamos a acessibilidade para os nossos clientes e temos certeza que isso pode fazer toda a diferença”, afirma Renata.
Cine Azul
O Shopping Metrópole Ananindeua também dispõe de sessões de cinema inclusivas através do “Cine Azul”, onde as luzes e os sons são diminuídos, possibilitando um ambiente acolhedor e inclusivo. “Foi uma experiência gratificante, ver o meu filho indo ao cinema pela primeira vez, tão feliz e super à vontade”, relata Joseane Barata, fisioterapeuta e mãe do Luis Miguel, de apenas nove anos.
Miguel tem autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), e faz acompanhamento terapêutico na clínica Neurohability, localizada no mall. “Como meu filho faz tratamento na clínica, então vamos ao shopping quase todo dia. Mas aos finais de semana o frequentamos como opção de lazer, onde Miguel vai para brincar e se distrair. Acredito que o primeiro passo foi dado. O simples fato do shopping se dispor a nos acolher, a buscar conhecimento e passar esse conhecimento também para seus funcionários e para o público já representa muito para nós, famílias atípicas, e isso é valioso demais”, comenta Joseane.
Vagas de estacionamento
O Shopping Metrópole Ananindeua agora dispõe de seis vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA. “Pode parecer algo simples, mas quando meu filho viu as demarcações das vagas com a cor azul e símbolo do laço, ele ficou tão feliz que pulava e corria batendo palmas, e isso é a forma dele mostrar o quanto está feliz”, recorda Joseane.
Apresentação
Uma das atrações que fizeram a alegria do público ainda no mês de abril no Shopping Metrópole, foi a apresentação do Dj Martin Blue, primeiro Dj autista do Estado. O show gratuito aconteceu na praça de alimentação do mall.
Na programação
Em parceria com a MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil), a Polícia Rodoviária Federal, realizará no próximo dia 26/04, das 10h às 22h, uma ação juntamente com palestras educativas, com participação da Equipe Canil, além de distribuição de colares de identificação para pessoas com TEA e com deficiências ocultas e distribuição de botons e adesivos de identificação. A ação acontecerá no piso L2, em frente a loja Nagem.