Educadores de todas as regiões são qualificados pela Seduc com o Programa Alfabetiza Pará

A fim de aprimorar a qualidade do ensino e impulsionar a alfabetização precoce de crianças em todo o Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está realizando mais um curso de formação contínua do Programa Alfabetiza Pará, focado na capacitação de educadores.

No total, 950 instrutores de 143 cidades estão envolvidos na programação que ocorre ao mesmo tempo em Belém e Castanhal (Metropolitana), Marabá (Sudeste) e Santarém (Oeste) ao longo desta semana. Os professores serão formados do primeiro ao quinto ano, incluindo a Matemática do terceiro ao quinto ano.

A linha de gestão escolar continuará a formar a coordenação pedagógica e os diretores escolares. Em janeiro de 2023, a Seduc lançou o “Alfabetiza Pará”, um programa colaborativo que apoia os municípios do Pará no processo de alfabetização dos alunos. Como parte das iniciativas, o Programa já analisou a habilidade de leitura e escrita em cidades que já se uniram à iniciativa, além de fornecer regularmente recursos pedagógicos para as redes municipais.

No ano de 2024, o Pará mais que duplicou a quantidade de crianças que leem. No primeiro censo de alfabetização realizado pelo Governo Federal em maio do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) destacou os progressos notáveis que o Pará obteve na Educação Básica. Em apenas seis meses, o Estado atingiu o objetivo de alfabetização estabelecido para 2024, que era de 37%, e ultrapassou esse número, atingindo 48%.

Com essa expansão, o Pará se destacou entre os seis estados que apresentaram uma evolução positiva nos índices de alfabetização em comparação com 2019, antes da pandemia de Covid-19. Este esforço valeu ao Programa a medalha de ouro no “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, do Ministério da Educação.

Foto: Agência Pará