Edmilson e outros prefeitos apelam a países ricos sobre a Covid: ‘Estamos pedindo socorro’

Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (29), mostra Edmilson Rodrigues, chefe do Poder Executivo de Belém, e gestores de outros municípios brasileiros fazendo apelo a países desenvolvidos. Prefeitos de cidades brasileiras pediram ajuda internacional no combate contra o novo coronavírus.

“Estamos atrasados e vivendo um colapso no sistema de saúde”, declarou Edmilson, em um dos trechos do vídeo. “Nós somos prefeitos do Brasil, e precisamos de ajuda”, com esta frase, os prefeitos começam a relatar a situação nas cidades, ressaltando que esta é a maior crise sanitária e humanitária da história.

Os gestores afirmam que chegaram a uma fase crítica da pandemia, “com milhares de mortes por dia”, ressaltou o prefeito de Belém. Eles citam ainda a superlotação de leitos, a falta de insumos e a presença de variantes, além da “forte repressão” que ocorre contra as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

“Precisamos trazer a esperança de volta”, continua Edmilson, em sua participação no vídeo. Eles também observam que são os responsáveis por vacinar a população dos seus municípios. “Por isso, estamos unidos, pedindo socorro”, disse Edmilson.

Participaram da gravação os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM-RJ); de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT-SE); de Fortaleza, José Sarto (PDT-CE); de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM-RS); de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE); de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB-RS); e de Salvador, Bruno Reis (DEM-BA).