Durante evento da ONU, ministro Jader Filho diz que as cidades devem estar no centro das deliberações sobre a mudança do clima

O ministro das Cidades, Jader Filho, integrou o painel “Esperança para o Futuro”, continuando sua participação na da Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento em Nova Iorque, nos EUA, faz parte da agenda da Assembleia-Geral da ONU, realizada ao longo desta semana.

O Ministério das Cidades integra a delegação brasileira liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O painel, realizado no Conference Room 2 da sede da ONU, é parte do evento “Coalizão Local 2030: Impulsionando as Transições-Chave e Alcançando os ODS em 2030”.

Serve como uma plataforma para fortalecer a parceria entre governos locais e outros atores e partes interessadas com o sistema das Nações Unidas, visando realizar a Agenda 2030 no nível local. Por meio dessa sessão, a Coalizão Local2030 tem como objetivo destacar práticas, iniciativas e soluções que aceleram os esforços localizados para a realização da Agenda 2030, e fornecer lições aprendidas na prática.

Além disso, visa direcionar mais financiamento para os ODS no nível local. Em sua fala, o ministro ressaltou que o futuro que queremos e a esperança para alcançá-lo se baseia em uma sociedade mais sustentável com cidades mais sustentáveis.

“Não haverá justiça social sem inclusão urbana; e para assegurar o pleno exercício da cidadania, temos de garantir o pleno exercício do Direito às suas Cidades”, afirmou.

“Precisamos nos comprometer plenamente com a visão endossada pela comunidade internacional quando aprovou a Nova Agenda Urbana, se quisermos realmente alcançar a Agenda 2030. Precisamos também colocar as cidades no centro das nossas deliberações sobre a mudança do clima, para alcançarmos o objetivo central do Acordo de Paris.”

Foto: Facebook Jader