Duas frentes de trabalho atuam para agilizar obras da ponte do Outeiro

Ao mesmo tempo em que são repassados os cabos de aço de protensão pelas placas  de ancoragem instaladas  para garantir a sustentação ponte, equipes da obra de reconstrução da ponte do Outeiro  estão  mobilizando balsas  equipamentos e pessoal para dar início às obras de fundação do mastro central da estrutura, que agora terá  um novo projeto por meio de estais, a exemplo da obra feita na ponte União, na Alça  Viária.

Segundo o secretário  de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, até  o dia 15 de fevereiro serão  feitos testes de carga para avaliar se a ponte poderá ser liberada para pedestres, ciclistas e motociclistas. A ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da ponte de Outeiro foi assinada, no último sábado (29), pelo governador Helder Barbalho.

De acordo com o novo projeto da ponte, será construído um mastro de 50 metros, que permitirá a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço atual, que é de 60. Além do mastro, serão realizadas obras em todos os pilares da ponte, na pista de rolamento, no guarda-corpo, na sua estrutura em aço e nas passarelas para pedestres e faixas para ciclistas. 

O projeto da nova ponte contempla ainda a instalação de defensas nos pilares para impedir novos choques de embarcações. O tempo total para conclusão é de sete meses. As obras prosseguirão e, no prazo de três meses, o tráfego de veículos, exceto caminhões, deve ser liberado na ponte do Outeiro.

Por Agência Pará

Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará