A pandemia de covid-19 transformou radicalmente a forma como o mundo é hoje. A rapidez com que a enfermidade se propagou, seus efeitos e progressos, bem como a capacidade de adaptação humana, geram um receio de uma nova enfermidade que possa provocar algo semelhante.
Durante uma conversa com o Canal Livre, Esper Kallás, médico infectologista, pesquisador e diretor do Instituto Butantan, declarou que os cientistas estão preocupados com uma possível pandemia de gripe aviária.
“Nove em cada 10 cientistas no mundo e pessoas que estudam o assunto vão falar que a primeira é a gripe aviária que já vem acontecendo nos Estados Unidos, com casos de transmissão para humanos a partir principalmente de fazendas de gado. Já aconteceram algumas dezenas de casos e já aconteceu uma morte de um jovem de 13 anos de idade”, disse Sper.
“E o mundo inteiro está se preparando. Muitos países estão começando a fazer os estudos e almejando fazer estoques estratégicos”, continuou o médico. Esper Kallás declarou que o Butantan já iniciou um trabalho para a criação de uma vacina.
“E o Instituto Butantan começou a fazer um protótipo de vacina de gripe aviária. A gente começou esse projeto no começo de 2023 e agora a gente aguarda Anvisa aprovar já a realização do estudo fase um ½, e se tudo correr bem, a partir do mês que vem a gente começa a testar”, disse.
Foto: Instituto Butantan