A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio da Diretoria do Interior, do Núcleo de Execução Penal, e em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), com a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), realizaram, nos dias 10 e 11 de março, uma grande ação de cidadania do projeto “Cidadania no Cárcere”, na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). Mais 250 servidores trabalharam na ação.
O projeto “Cidadania no Cárcere” da Defensoria Pública Estadual foi estruturado para dar visibilidade à pessoa encarcerada retirando-a da invisibilidade jurídica-social , visando, por meio do esforço concentrado, realizar o atendimento jurídico, do custodiado provisório ou condenado, como também promover os direitos individuais básicos, por meio do programa Balcão de Direitos para garantia de documentação pessoal, assim como a assistência básica de saúde.
Desta forma, todas essas ações positivas e afirmativas buscam demonstrar a presença do Estado Defensor assegurando direitos e cidadania para quem precisa. Em dois dias de ação, foram realizados 4.168 atendimentos para a população carcerária da Colônia Penal.
Por Defensoria
Foto: Defensoria