Uma equipe da Comissão de Implantação da Folha Autônoma da Defensoria Pública do Estado do Pará visitou a sede da Defensoria do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 7 de março. Nesta quarta (9), o grupo chega ao Rio Grande do Sul. O objetivo é apreender modelos de processos administrativos de gestão de folha de pagamento de servidores.
Segundo o defensor público, Fábio Rangel Pereira de Souza, que integra a comissão, a partir do conhecimento dos fluxos de pagamentos e infraestrutura de tecnologia da informação e de pessoal necessários para a implementação da folha de pagamento autônoma dessas instituições, será possível avaliar qual o melhor modelo para a DPE-PA.
“As Defensorias do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul foram escolhidas para serem visitadas por utilizarem o mesmo sistema de pagamentos que a DPE-PA opera por intermédio da Secretaria de Planejamento do Estado do Pará – SEPLAD. Esse nosso balanço é parte de um processo que vai nos fortalecer enquanto instituição autônoma”, diz.
“Estamos conhecendo a experiência deles com o sistema de folha que é o mesmo que usamos na DPE. Estamos estudando mais esse grande passo na autonomia da instituição e qual o modelo que mais se adequa a nossa realidade no Pará”, ressalta a gerente de pessoas, Mariana Sthell.
Os estados citados já implementaram a soberania da Defensoria Pública na gestão da folha de pagamento. No Pará, o governo do Estado roda a folha de pagamento da Defensoria por meio do regime de colaboração. Com a mudança, a DPE fortalece sua autonomia, conforme indicado pelo Código de Processo Civil de 2015.
Por Defensoria
Foto: Defensoria