A Defensoria Pública do Estado, em Santana do Araguaia, sudeste do Pará, realizou, na última segunda-feira, 4 de abril, visita e atendimento à comunidade indígena Maranduba, ocupada pela etnia Karajá, na cidade de Santa Maria das Barreiras.
O objetivo é fazer um levantamento das demandas da comunidade indígena, para guiar a atuação da Defensoria Pública na região. Essa foi a primeira visita da instituição à localidade, que conta com sessenta indígenas Karajá, sendo vinte famílias, e uma escola municipal de língua indígena.
Os atendimentos se referem a demandas locais, como divórcio, registro civil, retificação de registro, pensão e a reforma de um poço artesiano do território, a ser solicitada para a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Após a visita, o defensor público de Santana do Araguaia, Rogério Siqueira. informou que irá solicitar informações da Funai no que diz respeito a reformas no poço artesiano e irá contatar a secretaria de educação do município para a contratação de mais de uma professor para a escola indígena para lecionar a disciplina da língua materna.
“Com a visita da Defensoria Pública, os indígenas não precisam se deslocar para Santana do Araguaia, que fica há mais de 100 quilômetros de estrada de chão, onde fica a nossa sede. É importante a visita da Defensoria Pública para conhecer e saber das demandas da população indígena”, disse.
Por Defensoria
Foto: Defensoria