Curso on-line ensina as técnicas dos bombons da Amazônia

Foto: Divulgação

O conteúdo foi elaborado por uma docente da UNAMA exclusivamente para a GoKursos

Os tradicionais doces da Amazônia foram parar em uma capacitação nacional dentro da plataforma educacional da GoKursos. O projeto foi elaborado pela docente de Gastronomia, da UNAMA – Universidade da Amazônia, Luciana Ferreira. O material, que é didático e 100% online, dispõe de assuntos ligados ao preparo, como a técnica de fabricação de doces com frutas regionais, cobertura e modelagem dos chocolates, fabricação de balas, além de montagem e embalagem dos produtos.

O curso foi dividido em quatro módulos. Produção de Doce de Cupuaçu e Bacuri; Produção de “Casquinha” de Doce de Leite; Montagem de Bombons Regionais Banhados e Moldados e Preparação de Balas e Doces de Frutas Amazônicas. Além de vídeo aula, os alunos recebem materiais didáticos, como apostilas e uma ficha de avaliação do aprendizado, a ser preenchida ao final do curso. O certificado é liberado com a conclusão de 75% dos vídeos e acerto mínimo de 70% da avaliação.

Os chocolates da Amazônia são tradicionais da culinária regional paraense. Servem como fonte de renda e ocupação para muitos lares, mas, segundo a Engenheira de Alimentos, Luciana Ferreira tem escassez de referências. “Há poucos registros sobre a doçaria amazônica que também é rica e vasta e precisa ser documentada por acadêmicos da nossa região, com o olhar regional. Os bombons regionais da Amazônia são produtos típicos, muito demandados como souvenirs por visitantes e também pelos embaixadores da terra que levam esses bombons em sacolinhas ou isopores para presentear familiares e amigos que moram longe”, disse a professora.

O conteúdo do curso já havia sido ministrado em outro projeto de extensão da UNAMA, por meio do “Capacita”, de 2019. Na plataforma do GoKursos, a qualificação foi dividida em sete vídeos, com média de 20 minutos cada. Todo o material foi gravado dentro do Laboratório de Demonstração, do campus Alcindo Cacela.

Os chocolates regionais, no Pará, têm um envolvimento de diferentes cadeias produtivas, ligadas ao setor econômico, social e ambiental. O mercado vem apostando em produtos mais sustentáveis, que fortalece a base da economia criativa e dá enfoque ao pequeno produtor. O fomento de cursos na área tende a ser positivo para a sociedade e para o desenvolvimento local. “Antes, as oficinas de bombons regionais estavam restritas a cursos presenciais esporádicos em algumas cidades do norte do Brasil. Agora, interessados em conhecer esses bombons, em qualquer lugar do mundo, poderão ter acesso a um curso completo e bem didático – com aulas em vídeo e apostila – com principais pontos do curso”, reforçou.

O curso é aberto para qualquer pessoa. Não precisa ter experiência na área. “Desejo fortemente que este curso seja o primeiro de muitos outros a desenvolver com foco em Chocolateria e Doçaria Amazônica, duas paixões com as quais eu sinto que tenho muito a contribuir academicamente”, finalizou.

Para se inscrever no curso “bombons regionais da Amazônia” ou ter outras informações sobre a qualificação, acesse: https://www.gokursos.com/bombons-regionais-da-amazonia/p.