Cresce 21,8% em janeiro de 2022 a exportação de madeira do Pará

Segundo balanço divulgado pela Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, na comparação com janeiro de 2021, as exportações de madeira do Pará cresceram 110% em valor no mês de janeiro de 2022 e 21,8% em quantidade de mercadoria exportada. Ao todo, a venda internacional de madeira pelo estado do Pará movimentou cerca de US$ 37 milhões, com mais de 20 mil toneladas de produtos enviados para fora do país.

A alta foi puxada em grande parte pela exportação de pisos e decks, com aumento de 132%, e de MDF, com 100% de crescimento. A Associação considera o “expressivo” porque apesar de 2021 ter sido um ano de retração para diversos setores da economia, em virtude da segunda onda de pandemia da covid-19, os números do início de 2021 superam os de janeiro de 2020, antes da pandemia chegar ao Brasil, quando a receita oriunda das exportações ficou em torno de US$ 18 milhões.

A exportação de painéis de fibra de madeira aglomerada, os famosos MDF’s, foi um dos destaques de janeiro. Até então, a primeira fábrica do produto do Norte e Nordeste, que se encontra Paragominas, produzia e vendia apenas para o mercado interno e, pela primeira vez, enviou cargas para fora do país, passando a integrar a pauta de itens de madeira exportados pelo Pará.

Foto: divulgação