Concessionária Norte Energia desiste de queimar madeira de Belo Monte

Em comunicado ao Ibama, a Norte Energia, concessionária da hidrelétrica de Belo Monte, informou que desistiu de entregar à Siderúrgica Norte do Brasil mais de 3,5 mil metros cúbicos de madeira, dos quais mais de 2 mil m³ de espécies nobres e protegidas por lei federal, que estavam em pátios de estocagem na área da usina. As árvores seriam queimadas para transformação em carvão vegetal para a aciaria.

A revelação do fato provocou muita reação e críticas à empresa. A Norte ao órgão federal a “suspensão da consulta acerca da destinação da madeira situada nos pátios da UHE Belo Monte para a produção de biorredutor energético destinado ao processo fabril de siderurgia”. 

Foi a Sinobras, instalada em Marabá, que possui 1% das ações da concessionária e está em regime de recuperação judicial, que manifestou à Norte Energia interesse no aproveitamento de toda a madeira. A empresa esclareceu que a maior parte da madeira protegida por lei “tem sido utilizada em múltiplas ações sociais, que beneficiam moradores de comunidades na área de influência da usina, tais como ribeirinhos e comunidades indígenas, na construção e reforma de pontes, escolas, postos de saúde, equipamentos de lazer, entre outros.”

Foto:  TV Brasil