Foto: Ascom/Seurb
O Cinema Olympia, o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil, entrou finalmente em reforma. O serviço realizado consiste na recuperação da cobertura do telhado, retirada das telhas e madeiras danificadas, recuperação e impermeabilização das calhas.
A obra deve durar cerca de 50 dias e tem o custo de R$ 228.066,65. Os serviços realizados estão de acordo com a análise e aprovação dos demais órgãos patrimoniais – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
“Nossa preocupação é com a qualidade do serviço. Nossa equipe do Departamento de Obras da Seurb vai acompanhar e fiscalizar diariamente essa etapa da obra. A recuperação da cobertura do telhado do Cinema Olympia está sendo feita em conjunto com a Fumbel, para que em breve o cinema possa reabrir suas portas para o público”, afirma o secretário Municipal de Urbanismo, Deivison Alves.
O Olympia foi inaugurado no 24 de abril de 1912, considerada uma das mais luxuosas e modernas do seu tempo. Idealizado pelos empresários Carlos Teixeira e Antônio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatre (onde atualmente está localizado o Hotel Princesa Louçã, que por sua vez já foi o Hilton Hotel até 2014), o cinema recebeu a elite de Belém durante o Ciclo da Borracha.
Houve várias mudanças, chegada de novas tecnologias e a mudança do público que com o tempo migrou pra salas de cinemas localizadas em shoppings, principalmente entre as décadas de 90 e 2000, fazendo com que vários cinemas de ruas de Belém fechassem as portas. Com o Olympia não foi diferente.
Em 2006, o Grupo Severiano Ribeiro, atual Kinoplex, devido a dificuldades financeiras e administrativas quase fechou as portas do cinema. Mas a Prefeitura de Belém após os apelos da sociedade e artistas belenenses, assinou um contrato com o proprietário para mantê-la como espaço cultural, o que ela é até os dias atuais.
No próximo dia 24, o Olympia completa 110 anos de existência.
Com informações da Agência Belém