Cientistas dizem que a banana nanica pode sumir em alguns anos

A banana-nanica, também conhecida como Cavendish fora do Brasil, domina o mercado mundial e corre um sério risco de desaparecer nos próximos anos. Apesar de ser uma das frutas mais resistentes a várias doenças e ser a mais simples de ser colhida pelos agricultores em termos de quantidade por área, a banana-nanica está em estado de alerta para o risco de extinção.

De acordo com pesquisadores, a fruta pode ser extinta num futuro próximo devido a uma infecção provocada pelo fungo Fusarium oxysporum. A enfermidade, conhecida como “mal-do-Panamá”, inicia-se nas raízes das bananeiras e posteriormente se propaga. Assim, a habilidade da planta de captar água ou executar o processo de fotossíntese é inibida.

No entanto, isso não é inédito na história. Uma outra variedade de banana, conhecida como Gros Michel, que era a principal exportadora na primeira metade do século XX, chegou a ser extinta. O antecessor do fungo Fusarium oxysporum começou a contaminar bananas Gros Michel em 1870. Em 1950, a fruta havia sido completamente eliminada dos pomares e os agricultores tiveram que procurar uma alternativa.

No entanto, com o progresso científico nos anos recentes, os cientistas estão em busca de métodos para preservar a banana-nanica da extinção. Uma alternativa seria desenvolver uma espécie geneticamente alterada conhecida como “QCAV-4”. A nova linhagem de banana-nanica promete ser excepcionalmente resistente ao fungo Fusarium oxysporum e a outras enfermidades que prejudicam a produção da fruta.

Foto: Agência Brasil