Foto: Divulgação
O evento foi realizado pela UNAMA e pela Prefeitura Municipal
No último dia 24 de fevereiro, o UNAMA – Centro Universitário da Amazônia e a Prefeitura de Santarém realizaram a entrega dos certificados de qualificação profissional em Panificação para 16 jovens do Maria do Pará; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; e do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que estão em situação de vulnerabilidade social no município de Santarém.
A capacitação de panificação foi ministrada por meio do curso de Gastronomia da UNAMA, durante o mês de fevereiro, com objetivo de dar autonomia financeira para jovens de 17 a 25 anos que estão na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Elzo Vieira, reitor da UNAMA, destaca que o Centro Universitário fechou parcerias com instituições privadas e públicas e já vem trabalhando desde 2020 com cursos de capacitações para a comunidade.
“Nós estamos fortalecendo parcerias para promover capacitações a pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse de panificação foi um convite da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtras, e foi realizado da forma como fazemos durante as férias, no Projeto Capacita, ou seja, aberto a comunidade e de forma gratuita. Esperamos que esses jovens sejam inseridos no mercado o mais breve possível”, ressalta o reitor.
Jovens no Brasil
De acordo com dados da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPR/ME), divulgado em agosto de 2021, a faixa de público que mais sofreu nos últimos três anos foi a dos jovens com baixa escolaridade no Brasil. Atualmente, o país registra um recorde nessa condição, com 47 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, segundo a Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus.
Por Lana Mota