Cem escolas em regiões remotas do Amazonas e Pará recebem internet via satélite da Starlink

Graças a uma colaboração entre o Instituto Escola Conectada, MegaEdu e Starlink, mais de seis mil alunos de cem escolas nas regiões do Amazonas e Pará, anteriormente desconectados, terão acesso à internet de alta velocidade.

O projeto, concebido após a Starlink se unir ao Instituto Escola Conectada com o apoio da MegaEdu, visa implantar antenas em áreas remotas, priorizando instituições de ensino sem acesso à banda larga. Dentre as escolas atendidas, destacam-se cem instituições indígenas, quilombolas e localizadas nas cidades de Moju (PA), Presidente Figueiredo, Manicoré e Itacoatiara (AM).

Raul Fuchs, fundador do grupo Datora e responsável pelo Instituto Escola Conectada, enfatiza que muitas dessas escolas anteriormente careciam de qualquer conexão.

A iniciativa não apenas transformará a educação dos alunos, mas também terá um impacto mais amplo na região, permitindo consultas médicas remotas e comunicação familiar. O projeto enfrentou obstáculos logísticos significativos, como o transporte das antenas até a cidade de Manicoré (AM), acessível apenas por via fluvial ou aérea.

Alugar uma balsa para levar os equipamentos até o local e utilizar barcos da prefeitura para distribuir as antenas às escolas foram medidas adotadas. As cem antenas foram fornecidas pelo programa de voos espaciais tripulados Polaris em colaboração com a Starlink. Foto: imgur/Wandering-coder