A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) aprovou hoje (19) requerimento do deputado José Medeiros (PODE- MT) para debater os reajustes nas taxas de energia elétrica, água e saneamento básico em meio à crise sanitária e econômica que o país enfrenta em função da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o deputado José Medeiros a população está vivendo um momento em que várias pessoas estão precisando fazer um sacrifício para sobreviver. “Precisamos conversar com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para buscarmos uma explicação técnica para esse aumento, não é certo fazer a população pagar por mais reajustes neste momento”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Comissão, deputado José Priante (MDB-PA) também declarou sobre esse aumento das tarifas. “Infelizmente aqui no Pará, estado onde moro, não é só na pandemia que pagamos a conta de energia cara, é algo incompreensível e inaceitável, e que não vamos deixar de debater e buscar soluções na Câmara”, disse Priante.
Obras intermináveis
Na reunião também foi aprovado requerimento de audiência pública para debater sobre a instalação do modal do VLT em Mato Grosso e os impactos de troca para o modal BRT. O deputado José Priante subscreveu o requerimento para que essa discussão possa abranger as demais capitais que sofrem com obras de BRT intermináveis, a exemplo de Belém, capital do Pará.
Presença do Ministro Rogério Marinho
O presidente José Priante também informou que no próximo dia 08 de junho a Comissão vai receber o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que foi convidado pela CDU, para saber as perspectivas do governo para as áreas afins da comissão, como saneamento, habitação e mobilidade urbana.
Por Câmara
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil