Cássio Andrade solicita explicações quanto à situação dos pescadores que estão sendo afetados com a doença da urina preta

O deputado federal Cássio Andrade protocolou um requerimento de informação n° 1194/2021 solicitando esclarecimentos à Ministra da Pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), quanto à situação dos pescadores que estão sendo afetados com a doença da urina preta (Síndrome de Haff).  Na capital paraense, foram três casos notificados, até então. Em todo estado, são nove casos em investigação e nenhum confirmado. Porém o setor pesqueiro já sente o forte impacto pela diminuição das vendas de sua mercadoria.

Levando em consideração a situação do Pará e também de todo o país, o parlamentar quer saber: o mapa está pensando em algum plano de ação para ajudar os pescadores que estão perdendo seu trabalho por conta do aumento de casos relacionados à Síndrome de Haff? Qual Plano Nacional está sendo previsto para lidar com um freio imediato à propagação dessa doença? Como o MAPA está agindo quanto à divulgação de informações pertinentes sobre este caso, de forma que amenize propagações de fake news e assegure informações plausíveis sobre o assunto?

Quais serão as providências adotadas pelo MAPA, especificamente em relação aos órgãos que cuidam do auxílio aos pescadores? “Aguardaremos estas respostas e continuaremos nossos esforços para que os pescadores não sejam ainda mais prejudicados”, disse o deputado.

Foto: câmara dos deputados