Cássio Andrade apresenta requerimento pedindo agilidade do tratamento do câncer em todo o país

O deputado federal Cássio Andrade apresentou um requerimento solicitando ao Ministério da Saúde, mais agilidade e a desburocratização do tratamento do câncer em todo o país. O deputado sugere estabelecimento de prazo máximo de cinco dias úteis para respostas a pedidos de atendimento, radioterapia, cirurgia ou medicação de alto custo.

Também sugere prazo máximo de quinze dias corridos para o início de tratamento, realização de procedimento ou de radioterapia; auditoria para liberação de medicação realizada por médicos oncologistas. Em caso de negativa, que sejam claramente indicados nome, especialidade e registro no Conselho Regional de Medicina do profissional.

Atualmente uma lei federal prevê que o paciente de Câncer inicie seu tratamento em no máximo, 60 dias, após a descoberta. Segundo pesquisa publicada no The British Medical Journal, a cada quatro semanas de atraso no tratamento, o risco de morte aumenta em até 13%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o câncer uma doença de emergência e, por isso, a indicação é que seja tratada o quanto antes.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados