Foto: Prefeitura de Ponta Grossa/Divulgação
Por G1 Pará
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 17 de julho pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). As vacinas poderão ser feitas nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha começou em março, seguiria até o dia 30 de junho e foi dividida em fases pelo Ministério da Saúde. A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H2N3) e influenza B Victoria.
A Secretaria faz um alerta para a imunização dos grupos que ainda precisam ser vacinados e que apresentam menor índice de vacinação que são: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias, professores, deficientes e pessoas de 55 a 59 anos.
Ao procurar o serviço de vacinação é obrigatório o uso de máscaras e fundamental respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas e a higienização das mãos.
Coronavírus
A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.
A orientação aos profissionais que trabalham na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Além disso, é importante realizar uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar.
Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar.