A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) lançou uma campanha de combate ao capacitismo em escolas da rede pública do Pará, com foco na conscientização e no enfrentamento à discriminação contra pessoas com deficiência. A primeira ação ocorreu na Escola Dom Pedro II, no bairro do Marco, em Belém, reunindo a comunidade escolar para discutir expressões preconceituosas e formas de combatê-las no cotidiano.
Coordenada pelo Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic), a iniciativa abordou situações práticas e destacou a importância da inclusão. Apesar de a escola contar com uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), muitos alunos evitam utilizar o espaço por medo de preconceito e constrangimento. A campanha busca não apenas educar, mas também incentivar a frequência nesses ambientes especializados, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo. Novas ações devem ser expandidas para outras unidades de ensino.
Foto: Agência Pará
