Brasil lança visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

Medida facilita entrada de estrangeiros credenciados para a conferência climática em Belém

O governo brasileiro publicou nesta segunda-feira (14) as regras para emissão de vistos eletrônicos especiais destinados a participantes da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém (PA) em novembro. O documento, gratuito e válido para múltiplas entradas até dezembro, permitirá permanência de até 90 dias no país, sem possibilidade de extensão. A medida beneficia representantes de países-membros da Convenção do Clima da ONU e apátridas devidamente credenciados, excluindo familiares e acompanhantes.

Com previsão de receber mais de 40 mil visitantes – incluindo 7 mil integrantes de delegações oficiais –, o Brasil prepara uma ampliação logística para o evento. A Anac estima aumento de 23% nos voos domésticos e 44% nas rotas internacionais durante o período. Enquanto isso, Belém concluirá em outubro um novo píer de 700 metros no Terminal Portuário de Outeiro para atracação de dois navios-hotéis com capacidade para 6 mil hóspedes. A infraestrutura, que servirá à COP30, deve impulsionar o turismo regional após o evento, marcado para 6 a 21 de novembro.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil