A aparição de um objeto voador brilhante que foi identificada a olho nu passando pela capital e demais cidades do estado do Pará. O fenômeno astronômico intrigou a população, que teve a oportunidade de registrar o objeto, que lembrou um cometa.
O técnico em Física do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), Reginaldo Corrêa Jr, afirma, no entanto, que se trata de lixo espacial. “O efeito luminoso avistado na verdade era lixo espacial, identificado como NORAD 22032, que fez parte do foguete francês, Ariane 44L, lançado da Guiana Francesa em 9 de julho de 1992”, disse.
“São restos do foguete que ficaram em órbita por mais de uma década na Terra e que acabaram adentrando na atmosfera terrestre, e quando isso ocorre gera esse efeito luminoso que pode ser observado’’, explica o técnico. O técnico do planetário explicou também que não há riscos significativos para a população.
“Todos os processos de lançamento são friamente calculados, além disso também são monitorados, então esse lixo espacial foi programado para cair no mar, no meio do Oceano Atlântico”, concluiu.