Barcarena projeta abertura de mais postos de trabalho com a implantação de projeto de ferrovia

A notícia de que o governo federal autorizou a construção e operação da ferrovia Açailândia-Barcarena repercutiu positivamente no município. O prefeito Renato Ogawa disse que o projeto vai alavancar o desenvolvimento e gerar mais empregos na cidade. “Sem dúvida, é uma excelente notícia para Barcarena e toda a região”, comemorou Renato.

O programa federal Pro Trilhos, lançado em 2021 pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), inicia 2022 com 21 contratos de autorização para construção e operação de ferrovias assinados. O de Barcarena está incluso no programa. A formalização entre a União e empresas que pleitearam a criação de ferrovias próprias pelo novo modelo saiu no Diário Oficial da União (DOU).

“A ferrovia Açailândia-Barcarena é a primeira de três ferrovias que devem chegar ao estado, tendo Vila do Conde como destino, e mostra a compreensão do governo federal na importância desse investimento em infraestrutura para tornar os nossos portos mais competitivos”, afirmou Renato. “No mercado de commodities, em que os preços são fixados pela oferta e pela demanda internacional, contar com uma infraestrutura eficiente faz toda a diferença na competitividade”, acrescentou.

Para o prefeito, com a autorização da Açailândia-Barcarena e a chegada de novas ferrovias, “está claro que Barcarena estará no centro desse crescimento econômico. Com os projetos de expansão tanto do nosso porto público, da CDP, como dos portos privados, que a partir de agora devem virar realidade, teremos a abertura de muitos postos de trabalho, consolidando a posição de destaque do município como grande gerador de empregos no estado”, afirmou Renato Ogawa.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena