Barcarena é a melhor cidade para o setor industrial do Pará e está entre as melhores do país para fazer negócios, aponta estudo

Pesquisa realizada em 326 municípios brasileiros apontou que Barcarena está entre as 100 melhores cidades do país para se fazer negócios. O estudo da consultoria Urban Systems para publicação na revista Exame destaca também que Barcarena é a 8ª melhor cidade do Brasil para o setor industrial, e a 1ª do estado do Pará no segmento.

Além disso, Barcarena foi listada no ranking das 100 melhores para o comércio, agropecuária e mercado imobiliário. “A boa avaliação de Barcarena encontra sustentação no objetivo da gestão, de Renato Ogawa e Cristina Vilaça, de implementarmos um sistema de produção agroindustrial capaz de produzir alimentos saudável e barato, agregando-lhe qualidade ambiental e justiça social”, disse o secretário de Agricultura do município, Edson Cardoso, ao comentar a pesquisa da Urban Systems.

“Nosso foco é oferecer a condição técnica da produção e da transformação agroalimentar”. Das 13 cidades paraenses que também aparecem na pesquisa, Barcarena teve o maior número de citações. Além de ter melhor colocação no setor industrial, Barcarena aparece entre os melhores lugares para fazer negócios nas áreas do agro, comércio e no setor imobiliário.

O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios sempre se baseou, desde 2014, nas informações mais atuais de cada indicador que compôs a pesquisa. Para o secretário de Planejamento de Barcarena, Jacobson Estumano, o potencial de Barcarena pode ser atribuído a vários fatores, como a localização geográfica “privilegiada” do município.

“Hoje é o melhor ponto logístico de interligação entre este local com a Ásia, a Europa, e também África, toda a região do Oriente Médio e Estados Unidos”, explicou o secretário. “Por conta disso, a gente se tornou um centro nevrálgico de investimentos”, acrescentou Jacobson. Além da logística, o município apontado como melhor para fazer negócios no Pará tem área de expansão, porto com grande calado, em Vila do Conde, e energia elétrica em abundância.

Por Ascom PMB

Foto: Ascom PMB