Pesquisa realizada em 326 municípios brasileiros apontou que Barcarena está entre as 100 melhores cidades do país para se fazer negócios. O estudo da consultoria Urban Systems para publicação na revista Exame destaca também que Barcarena é a 8ª melhor cidade do Brasil para o setor industrial, e a 1ª do estado do Pará no segmento.
Além disso, Barcarena foi listada no ranking das 100 melhores para o comércio, agropecuária e mercado imobiliário. “A boa avaliação de Barcarena encontra sustentação no objetivo da gestão, de Renato Ogawa e Cristina Vilaça, de implementarmos um sistema de produção agroindustrial capaz de produzir alimentos saudável e barato, agregando-lhe qualidade ambiental e justiça social”, disse o secretário de Agricultura do município, Edson Cardoso, ao comentar a pesquisa da Urban Systems.
“Nosso foco é oferecer a condição técnica da produção e da transformação agroalimentar”. Das 13 cidades paraenses que também aparecem na pesquisa, Barcarena teve o maior número de citações. Além de ter melhor colocação no setor industrial, Barcarena aparece entre os melhores lugares para fazer negócios nas áreas do agro, comércio e no setor imobiliário.
O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios sempre se baseou, desde 2014, nas informações mais atuais de cada indicador que compôs a pesquisa. Para o secretário de Planejamento de Barcarena, Jacobson Estumano, o potencial de Barcarena pode ser atribuído a vários fatores, como a localização geográfica “privilegiada” do município.
“Hoje é o melhor ponto logístico de interligação entre este local com a Ásia, a Europa, e também África, toda a região do Oriente Médio e Estados Unidos”, explicou o secretário. “Por conta disso, a gente se tornou um centro nevrálgico de investimentos”, acrescentou Jacobson. Além da logística, o município apontado como melhor para fazer negócios no Pará tem área de expansão, porto com grande calado, em Vila do Conde, e energia elétrica em abundância.
Por Ascom PMB
Foto: Ascom PMB