Aumento de até 10,98% no preço dos remédios será dado

A CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizou aumento anual de até 10,98% nos medicamentos em todo Brasil, segundo portaria publicada hoje no Diário Oficial da União. Portanto, os preços de remédios vão ficar mais caros. Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, diz que o reajuste deve ser diluído ao longo do primeiro semestre do ano.

Cerca de 60% do impacto deve ser sentido em abril, 30% em maio e 10% em junho. De acordo com a portaria da CMED, as empresas produtoras de medicamentos deverão apresentar um relatório de comercialização ao órgão até 10 de abril para pode fazer o reajuste dos preços. A Câmara ainda poderá solicitar documentos ou informações adicionais para confirmação de dados ou esclarecimento de dúvidas.

As empresas produtoras ainda deverão dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos, por meio de publicações em mídias especializadas de grande circulação, segundo a CMED. “As unidades de comércio varejista deverão manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de proteção e defesa do consumidor as listas dos preços de medicamentos atualizadas”, acrescenta o texto da portaria.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil