Astronautas da Nasa recriam registro histórico da Apolo 8 e fotografam “pôr da Terra”

Os astronautas da missão Artemis II, um dia após o sobrevoo lunar, recriaram a famosa imagem “Earthrise” (nascer da Terra), feita pela Apolo 8 em 1968, agora registrando o “Earthset” (pôr da Terra) — o planeta se pondo atrás da superfície da Lua. As novas imagens, divulgadas pela Nasa nesta terça-feira (7), foram capturadas pela tripulação americano-canadense e já são consideradas um marco simbólico, assim como o registro original que impulsionou o movimento ambiental moderno.

Além do “pôr da Terra”, os astronautas também fotografaram um eclipse solar total, ocorrido quando a Lua bloqueou o Sol do ponto de vista da nave. A Apolo 8, com três astronautas, foi a primeira missão a orbitar a Lua, em 1968. Já a Artemis II, 58 anos depois, marca o retorno da Nasa ao satélite com tripulação desde 1972, reeditando feitos históricos e abrindo caminho para a nova era de exploração espacial.

Foto: @nasa