Artista trans Rafael Matheus Moreira questiona representação de corpos femininos em exposição em Belém

Foto: Divulgação

A premiada artista visual Rafael Matheus Moreira, também conhecida como Rafa Moreira, lança a exposição “Como pintar uma travesti?”, que desafia os estereótipos sobre corpos trans femininos. Com vernissage no dia 16 de maio, no CCBEU, a mostra reúne 36 obras em técnicas mistas (óleo e acrílica), trazendo um olhar poético e crítico sobre identidade de gênero, violência e resistência.

Formada pela UFPA e com obras no MASP – incluindo um retrato da deputada Érika Hilton –, Rafa Moreira utiliza autorretratos e imagens de personalidades, como a influencer Leona Vingativa, para discutir a objetificação histórica de corpos trans“Homens cisgêneros nos retratam como exóticas. Eu trago a quebra desse olhar”, afirma.

A exposição inclui séries como “Quebras” e “Raio que o trava”, que dialogam com a arquitetura modernista de Belém, e “Mariposas”, metáfora sobre a expectativa de vida de 35 anos para mulheres trans no Brasil. A assinatura com seu nome de batismo também é um protesto: “Questiono se o sistema da arte realmente aceita corpos trans”.

Serviço:
Data: 16/05 a 28/06 (ter. a sex., 14h–18h)
Local: CCBEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309)
Entrada gratuita

(Curadoria: Rosângela Brito e Mayrla Andrade / Apoio: MT Projetos de Arte)