Lançado em 2024, o filme Conclave registrou um aumento de 283% na sua audiência no streaming desde a segunda-feira, 21, data em que o Papa Francisco faleceu. No último dia 20, o filme de Edward Berger atingiu 1,8 milhão de minutos assistidos; na terça-feira, 22, esse número aumentou para 6,9 milhões, segundo a companhia de análise de dados Luminate.
Nos últimos dois dias, o filme também se tornou o mais assistido pelos brasileiros na plataforma Prime Vídeo. O filme, que é baseado no livro de Robert Harris, descreve um conclave, ou seja, a eleição de um novo papa, apresentando as conversas e negociações entre os cardeais da Igreja Católica ao longo do processo.
O filme recebeu oito indicações ao Oscar de 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Ralph Fiennes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Isabella Rossellini). A obra de Edward Berger conquistou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. O longa-metragem também foi premiado em áreas técnicas, incluindo figurino, direção de arte e montagem.
No filme Dois Papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, é contada uma reunião entre o cardeal Bergoglio e Bento XVI no Vaticano. O pontífice revela ao argentino seu anseio de renunciar e propõe que o cardeal poderia ser um substituto adequado, mesmo com as incertezas que possui acerca de sua atuação na Igreja Católica.
Foto: divulgação