O jornal The Guardian publicou que o Reino Unido iniciou um tratamento pioneiro contra o câncer através da injeção subcutânea do imunoterápico nivolumabe (Opdivo). A tecnologia tem a capacidade de lutar contra até 15 tipos de câncer, incluindo os de pulmão, rim, intestino e pele.
A nova forma de administração substitui a tradicional infusão intravenosa, com uma estimativa de duração de 3 a 5 minutos, o que aprimora a eficiência dos profissionais de saúde e melhora o bem-estar dos pacientes. A terapia está sendo disponibilizada sem custos pelo NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido, através de uma parceria com a farmacêutica Bristol Myers Squibb.
A ação integra a estratégia britânica de expandir o acesso a terapias inovadoras até 2030. Os pacientes do NHS England (sistema público de saúde da Inglaterra) que lutam contra o câncer, particularmente o melanoma, terão um progresso significativo: a administração do imunoterápico nivolumabe será realizada por injeção subcutânea, em vez da infusão intravenosa convencional.
A ação garante rapidez no atendimento e liberação de capacidade hospitalar, com previsão de favorecer aproximadamente 1.200 pacientes mensalmente.
Foto: instagram @ United Kingdom