O Dia Estadual da Juventude é celebrado no Pará no dia quatro de novembro, por determinação da Lei nº 8.424, de 16 de novembro de 2016. O autor da proposta foi o deputado Dirceu Ten Caten. A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou na manhã desta quarta-feira (03) uma Sessão Especial para debater políticas públicas destinadas aos jovens e discutir ações efetivas para a juventude no Estado.
A solenidade ocorreu no auditório João Batista e contou com segmentos que defendem atividades para a juventude e com uma apresentação do grupo de dança de rua, Marituba Break, que é resistência em Marituba desde 2010.
O Sinajuve tem o objetivo de: promover a intersetorialidade e a transversalidade das ações, projetos e programas destinados à população jovem; estimular o intercâmbio de boas práticas que promovam os direitos previstos no Estatuto da Juventude; integrar as políticas públicas de juventude ao ciclo do Plano Plurianual-PPA e do Orçamento anual; ampliar a produção de conhecimento sobre a juventude e incentivar a cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público e as Defensorias Públicas da União, dos Estados e do Distrito Federal, para a observância do Estatuto da Juventude.
Por Andrea Santos – AID Comunicação Social
Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)