A ilha do Marajó será destaque em uma exposição em Dubai, que acontecerá nos dias 10 a 19 de dezembro. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, ao presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, que estava acompanhado dos parlamentares professora Nilse Pinheiro, Gustavo Sefer, delegado Toni Cunha, delegado Caveira, Michele Begot, Dr. Galileu e Raimundo Santos, durante uma reunião na tarde desta quarta-feira (17), na Alepa. O encontro tratou da “Expo Dubai Marajó 2021. Conectando Mentes, Criando o Futuro”.
A reunião mostrou o que será exposto nos dias do evento, no pavilhão da exposição do Brasil, em Dubai, nos Emirados Árabes, onde terá um local destinado a uma experimentação marajoara, revelando os encantos de uma das áreas mais deslumbrantes do país.
A Expo Dubai Marajó será realizada durante a Expo Dubai 2021, que terá 173 dias, participação de 192 países e a expectativa de 25 milhões de participantes com eventos que ocorrem nos sete dias da semana. Neste ano, os subtemas principais serão oportunidade, mobilidade e sustentabilidade. O tema do Brasil é “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Juntos pela natureza. Juntos pelo Ser Humano. Juntos pelo Amanhã”.
A Expo Marajó vai contar com uma réplica de uma rua do município de Afuá, considerada a Veneza marajoara. Além de apresentações culturais, espaço criar marajoara, oficina gourmet marajoara, coquetel sabores marajoaras, encontro de oportunidade e cardápio pedagógico.
“Podem contar com a parceria da Alepa. Temos que somar forças para que o Marajó saia do índice negativo em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É uma parceria que, com certeza, vale a pena. Em nenhum momento este Poder dificultará a participação em um evento que levará conhecimento ao mundo de um lugar rico e com um potencial enorme”, disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. “O que o Marajó precisar, a Alepa contribuirá para o seu crescimento. O poder público e a iniciativa privada juntos podem mudar a realidade dos marajoaras e este encontro que acontecerá é um grande passo”, conclui.
Por Andrea Santos – AID Comunicação Social
Foto: Guilherme Thorres (AID/Alepa)