Foi adiada para o dia 10 de junho a vinda do presidente da República Jair Bolsonaro a Marabá, segundo confirmou ao CORREIO a superintendente Regional (SR-27) do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A data original seria 28 de maio. O órgão não deu maiores detalhes ao jornal sobre o motivo do adiamento, mas certamente tem a ver com a agenda presidencial.
Bolsonaro esteve nesta sexta-feira (21) no Maranhão, participando de evento semelhante ao que ocorrerá em Marabá, a entrega de 17.084 títulos de propriedade rural. Deste total, 16.616 são títulos para famílias assentadas da reforma agrária e 468 títulos são de regularização fundiária. A Marabá, o presidente virá acompanhado da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do presidente do Incra, Geraldo de Melo Filho e outros assessores para a entrega de 1.400 títulos definitivos de terras para pequenos e médios produtores rurais do sul e sudeste do Pará.
O documento, também chamado de Título de Domínio (TD), compreende a etapa final do processo de reforma agrária. O objetivo da regularização fundiária é entregar os títulos definitivos a assentados pela reforma agrária e pequenos produtores que produzem e ocupam terras da União de forma mansa e pacífica há muitos anos e podem comprovar sua permanência e trabalho no local.
O título de propriedade é fundamental para garantir o acesso dos pequenos ao crédito agrícola, por exemplo, e a programas governamentais, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Em recente audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a ministra Tereza Cristina disse que o governo trabalha para intensificar as ações de regularização fundiária.
Segundo ela, no ano passado foram emitidos mais de 109 mil títulos a produtores rurais. “Pretendemos entregar mais 130 mil em 2021 e 170 mil em 2022, alcançando a marca de 300 mil nesses dois anos”, ressaltou. Para isso, o Incra está modernizando seus sistemas e integração das bases de dados.
Foto: Agência Brasil