A partir de 2042 deve haver uma queda populacional no Brasil, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgou na manhã desta quinta-feira, 22, a pesquisa de Projeções das Populações e constatou que: em 2041, a população brasileira atingirá seu ápice, quando o País chegar a 220.425.299 habitantes.

Depois desse ano, o número começará a diminuir, chegando aos 199.228.708 até 2070. Isso significa dizer que, em menos de duas décadas, o Brasil terá um crescimento negativo.

Ou seja, o número de mortes será maior que o de nascimentos e a população terá um envelhecimento ainda mais acelerado. Esse ponto de inflexão populacional, entretanto, varia muito entre as unidades da federação.

Os primeiros Estados a registrarem o crescimento negativo serão Alagoas (2027), Rio Grande do Sul (2027) e Rio de Janeiro (2028). Em São Paulo, a virada demora mais um tempo e só deve acontecer em 2037, segundo o IBGE.

Os últimos Estados a terem crescimento negativo serão Santa Catarina e Roraima, ambos em 2064. O envelhecimento da população brasileira é uma tendência que já vem sendo registrada pelo IBGE há décadas e, segundo os últimos números, deverá estar consolidada nacionalmente em vinte anos.

Este fato evidencia a tendência do fim do chamado bônus demográfico (quando a proporção de jovens, a população economicamente ativa, é maior do que a de idosos e crianças, elevando as chances de o País elevar o seu PIB).

Foto:  Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil